domingo, 30 de setembro de 2012

HOMENAGEM À UM HISTORIADOR DA FOFOCA!





“Como se ficava sabendo das notícias em Paris por volta de 1750?”


Quem fez essa pergunta foi o historiador Robert Darnton. Hoje ele é o homenageado da vez!

Porquê???

Bem, já faz tempo que eu queria homenagear esse Yankee, afinal de contas ele foi o cara que mais se debruçou sobre a história da fofoca moderna (existe uma fofoca medieval??)

Eis que surgiu a desculpa ideal para essa homenagem! Recentemente chegou ao Brasil seu último livro. Reparem no título, pois o nome diz tudo!




Como disse um jornalista que resenhou esse livro no Brasil:   Darnton mostra como textos feitos de denúncia, e também de SENSACIONALISMO, desafiaram a censura e o despotismo, criando um clima de mudança que levaria o mundo à era moderna  "

Já faz tempo que Darnton pesquisa e escreve sobre a vida intelectual francesa do século 18. Não pense o leitor que falar da vida intelectual francesa nessa época é um assunto muito chick!

O grande mérito de Darnton foi cunhar a expressão “Rousseaus de sarjetas”. Se a história lembra apenas de Rousseau, Diderot e Voltaire como distintos pensadores, Darnton fez questão de lembrar que na Paris do século XVIII haviam várias figuras como eles.

Todos faziam parte de uma burguesia bastarda, cujo ambiente favorito era o bar, no turno da noite, obviamente. Quem dúvida dessa origem UNDERGROUND do iluminismo francês pode tirar a prova consultando o livro abaixo:




Para que os leitores tenham uma idéia da contribuição de Darnton a história da fofoca, reproduzo aqui um trecho de outro livro seu, Os dentes falsos de George Washington:


".....Como se ficava sabendo das notícias em Paris por volta de 1750? Para descobrir o que estava acontecendo, ia-se à Árvore de Cracóvia, um grande e frondoso castanheiro que se erguia no coração de Paris, nos jardins do Palais-Royal (...) Como um poderoso imã, a árvore atraía nouvellistes de bouche, ou boateiros, que espalhavam de boca em boca informações sobre eventos correntes. Eles alegavam saber, de fontes privadas, o que realmente estava acontecendo nos corredores do poder, e os ocupantes do poder os levavam a sério, porque o governo se preocupava com o que os parisienses estavam dizendo. Diplomatas estrangeiros supostamente enviavam agentes para colher notícias, ou plantá-las, junto à Árvore de Cracóvia..... "  (DARNTON, 2003: P.41-42)




 Para encerrar essa homenagem, fica aqui um vídeo da passagem recente de Darnton pelo BraSIL!