segunda-feira, 6 de junho de 2011

Foucault à Califórnia?




Quando se fala do Estado da Califórnia geralmente se pensa em um lugar ensolarado, onde é verão o ano inteiro e as pessoas vivem em um eterno clima de azaração. Não devemos esquecer que a Califórnia é o lar do cinema moralista/burguês de Hollywood assim como o lar das indústrias pornôs mais criativas do planeta. E para não dizerem por aí que eu só falo bem da Califórnia, vale lembrar que é um dos Estados com o maior número de balas perdidas do planeta, visto que suas ruas são palco para tiroteios eternos entre gangues de hispânicos e de afroamericanos que disputam o comércio de cocaína para as celebridades de Hollywood.


Realmente é difícil imaginar que em um Estado regado a cocaína e promiscuidade possamos encontrar um meio intelectual/acadêmico rebuscado e universidades públicas preocupadas com a produção do conhecimento cientifico de qualidade. Mas acredite, não só podemos encontrar isso na Califórnia, como eu afirmo aqui a minha tese de que a Califórnia é o centro intelectual do mundo pós-moderno. Provavelmente alguém vai dizer que eu sou louco por afirmar isso, e que a minha hipótese não tem fundamento nenhum! Isso é verdade!

Por isso vou elencar aqui todo um leque de celebridades acadêmicas muito chiques que em algum momento de suas carreiras brilhantes deram aula em alguma universidade da Califórnia. Vale dizer que a Califórnia é um dos ambientes acadêmicos mais heterogêneos de todo o planeta. Nela encontramos desde arautos do marxismo ocidental, até uma galera pós-moderna porra louca, sem falar no povo indefinível da Teoria Queer.





Para começar bem, vale citar o exemplo do intelectual mais polemico do século XX: Foucault.  Na virada dos 70/80 Foucault foi professor visitante na Universidade de Berkeley. Suas aulas em Berkeley ficaram lendárias, sem falar que ele morreu pouco tempo depois. Quem ler a biografia de Foucault saberá que ele adorava as folgas da universidade para freqüentar as saunas homoafetivas de São Francisco, e que é provável que tenha contraído AIDS em uma delas. Vale lembrar que depois de sua morte, nos anos oitenta, seu arquiinimigo Carlo Ginzburg virou professor de História na mesma Universidade.




Outra figurinha famosa que não resistiu a dar uma passadinha na Califórnia foi o filósofo/psicanalista/antropólogo/detudoumpouco francês Michel de Certeau. Para os leitores desinformados Certeau também era missionário jesuíta. Ele ministrou aulas na Universidade de San Diego. Honestamente, eu super imagino o respectivo intelectual jesuíta saindo da linha com as perdições da Califórnia e tirando um tempo para visitar a Mansão da Playboy em Los Angeles.




Pode soar estranho um jesuíta visitando a Califórnia, mas mais estranho ainda é o caso de um professor de história inglês que já faz um tempo é efetivo da Universidade de Los Angeles: Perry Anderson!!! Sim, um dos únicos arautos do Marxismo ocidental ainda vivo da aula e mora numa das cidades mais devassas do Império Neoliberal norteamericano. Ok, eu imagino o cara dando aulas sobre o modo de produção feudal pela manhã e saindo para rodar por Los Angeles com um galaxy lowdown no período da tarde. Acho que eu entendo ele! Tipo se você quer ser um critico do neoliberalismo, nada como enxergar o problema por dentro!!

Além desses casos mais polêmicos segue-se logo abaixo uma lista com descrições de celebridades acadêmicas da Califórnia que você com certeza deve ler, a maioria delas deu aula na Universidade de Berkeley ou de Santa Cruz da Califórnia.

Universidade de Berkeley:








Thomaz Laqueur: Historiador e sexólogo, escreveu um grande livro sobre a história da masturbação









Frijof Capra: Físico metido à ecologista, gosta de misturar ecologia com misticismo oriental







Universidade de Santa Cruz




Donna Haraway: Mistura de bióloga com filósofa, escreveu teorias complexas sobre ciborgues e macacos.







Frederic Jameson: Critico Marxista, foi um dos primeiros caras a meter o pal na pós-modernidade.







Hayden White: Tormento dos historiadores, mostrou que história tinha mais a ver com literatura do que com ciência.














Outras coisas típicas da Califórnia





Davey Havok - Cursou literatura e psicologia na Universidade de Berkeley, mas largou tudo para ser músico!






Grupo de jovens tipico da Califórnia que tem orgulho de mostrar a sua identidade latina!







Grupo de jovens ligado ao movimento hip hop da Califórnia, mais conhecidos como BlOODS! Não possuem ligação nenhuma com o crime (?).



Acho que depois de ver o comentário de hoje, muita gente vai pensar de novo para onde quer ir quando fazer um pós-doc no exterior!

2 comentários:

  1. Concordo com P. Anderson, "nada como ver o problema por dentro", hahahahaha!

    E sim, se um dia eu chegar na possibilidade de fazer um pós-doc, o local citado acima definitivamente não será meu destino.

    Excelente postagem camarada.

    ResponderExcluir
  2. HAHAHA brilliant, meu caro Rena. muito muito bom. esse post certamente vai pro livro!! bjs

    ResponderExcluir