sexta-feira, 22 de julho de 2011

Eslovênia, Hollywood, Psicanálise?



Começo o presente post pedindo desculpas aos leitores pela ausência nas últimas semanas. Acontece que fui convidado para ministrar um mini-curso de inverno para autores ligados as respeitadas publicações do ramo da fofoca “Caras” e “Contigo”. Essas aulas tomaram mais do meu tempo do que eu imaginava, e por justa causa me ausentei das publicações aqui no blog. Porém, já adianto que o mini-curso que estou ministrando, intitulado “A fofoca enquanto práxis educativa” está sendo um sucesso e provavelmente integrará o livro que pretendo publicar até final do ano. O respectivo livro se chamará “Esboços para uma metodologia dos bafões”, e a viabilidade de sua publicação está sendo analisada pelos editores da CAPES e da Companhia da Letras (esperamos que de certo). Sem mais delonga, hoje discutirei aqui um intelectual que tem feito tanto sucesso quanto polêmica: Slavoj Zizek!!!!!

Devo admitir que estou procrastinando esses comentários sobre Zizek já faz um tempo. Depois que alguns colegas me falarem tanto dele, comprei “Lacrima Rerum”, uma pequena coletânea de ensaios sobre cinema, na qual Zizek análise desde Casa Blanca até a trilogia Matrix (ta ele literalmente destrói a trilogia toda). Mas tenho que admitir que o que me rendeu perante sua obra foi a maneira como ele detecta a ideologia capitalista inconsciente em Kung-Fu Panda (sim, ele faz isso). Só você lendo para entender!!!!

Algumas semanas atrás alguns tablóides especulativos lançaram o boato de que o filósofo esloveno Slavoj Zizek estaria saindo com a pop star Lady Gaga. Ao que parece ele andou apenas dando umas aulas de história da arte para a cantora, um pedido que partiu dela mesma. Porém essa polêmica se juntou a lista de polêmicas que Zizek tem acumulado nos últimos anos, ao mesmo tempo em que tem acumulado sucesso! Os leitores devem estar lembrados que uns dois meses atrás eu disse que Zizek era o novo Rock Star do Marxismo Ocidental! O cara tem rodado o mundo dando conferências em auditórios gigantes, ou dando aulas como professor convidado em universidades renomadas (inclusive já esteve algumas vezes no Brasil).




Vamos começar a falar desse filósofo do início. Zizek nasceu na Eslovênia, um lugar que a maioria dos leitores nunca deve ter ouvido falar. A Eslovênia era um pequeno país que fazia parte da antiga Iugoslávia, que por sua vez era um país grande, até que ela se dividiu em muitos outros países pequenos que nem a Eslovênia!

Slavoj Zizek é uma figura difícil de definir. O cara é filósofo/psicanalista/marxista/cinéfilo/de tudo um pouco. Mas acho que a melhor definição ainda seria dizer que ele é uma fusão do Vladmir Lênin com o Jacques Lacan. Você percebe isso pelas referências que Zizek faz as duas figurinhas em seus próprios livros (sem falar que ele já publicou livros explicando vida/obra de cada um desses dois personagens)

Zizek cursou filosofia na universidade da capital da Eslovênia, que tem um nome tão complicado e difícil de pronunciar que eu não lembro, só sei que parece alguma coisa tipo libélula. Depois ele se mudou para a França onde passou algum tempo estudando psicanálise com discípulos do Althusser e do Lacan (acho que o Lacan já tinha morrido nessa época e o Althusser já tava internado). Zizek se empolgou tanto com os dois que se encarregou de traduzir os livros deles para o esloveno (sim, esloveno é uma língua!), para que pudessem ser publicados em sua terra natal.



Esse filósofo/marxista/psicanalista vem fazendo sucesso desde 1989 quando lançou  “O sublime da Ideologia”. Como esse livro ainda não foi lançado no Brasil, eu não sei se o nome é mesmo esse (risos). Mas enfim, desde 1989 Zizek vem chamando a atenção do mundo.... Publicou artigos na New Left Review, concorreu à presidência da Eslovênia (perdeu!), e foi casado um tempo com a modelo argentina Analia Hounie (sim, ela era algumas décadas mais nova)!

Mas acreditem, quando falamos de Slavoj Zizek, isso é pouco! Basicamente, podemos dizer que Zizek vai na contra-mão de toda aquela farra new age pós-moderna dos anos 60/70! Zizek se declarou abertamente contra os descontrutivistas, contra os heideggerianos, e até contra os habermasianos (os paga pau do Habermas). Mas não pense que ele é só mais um radical marxista ortodoxo, longe disso. Em seus livros, o filósofo Esloveno dialóga com Foucault, Deleuze e até mesmo com a Judith Butler. Porém apesar dessa diplomacia toda, ele da a entender que nenhum deles ainda superou o marxismo ou a psicanálise quando se trata de boas análises!

Mais polêmicas que essas talvez sejam as suas opiniões em relação ao multiculturalismo, a ecologia, e Hollywood!!!!  Esse arauto do marxismo quer nos lembrar que apesar de toda a intenção filantrópica do multiculturalismo e da ecologia, eles não enfrentam o verdadeiro inimigo, que são as contradições do sistema capitalista!

Quem já assistiu ou leu alguma coisa de Zizek, sabe que ele é um cinéfilo viciado! Talvez o ápice de sua obra seja a maneira como ele usa a psicanálise lacaniana para nos mostrar a ideologia burguesa ainda presente no cinema do século XXI! Zizek faz questão de dizer que apesar de estarmos na era da “farra pós-ideológica pós-moderna” Hollywood ainda é a principal arma ideológica burguesa. O esloveno nos mostra que apesar de toda a putaria e promiscuidade que rola no cinema americano hoje em dia, ele ainda é o principal pregador da moral e dos valores familiares burgueses (da forma mais inconsciente possível!!!!!)

Pra encerrar, vale deixar aqui um vídeo para os leitores que quiserem se familiarizar com essa cria hibrida de psicanálise com marxismo advinda dos confins do leste europeu:





Nenhum comentário:

Postar um comentário