domingo, 7 de agosto de 2011

Top 10: Psicanalistas (ou quase isso)




Ultimamente as pessoas tem me parado na rua e pedido que eu faça mais daqueles Top 10 bizarros que se vê por aqui! Na verdade, estou pensando até em transformar esse blog em uma grande parada Top 10, semelhante era o DISK MTV na época que a Sabrina Parlatore apresentava ele (bons tempos). Ta alguns podem ser novos demais para entender do que eu estou falando!

Enfim, hoje trago aqui uma lista que eu estava afim de publicar faz tempo! Primeiro me deixem explicar o titulo, antes que taquem pedaços de vidro flamejante em cima de mim!

Super respeito os profissionais que se formam em psicologia e trabalham com psicanálise. Mas tipo assim, quando falamos dessa grande orgia que é o mundo intelectual, ta cheio de caras que lêem Freud em um final de semana e saem por aí misturando psicanálise com o que você puder imaginar: marxismo, xamanismo, sadomasoquismo e outros ismos!

O objetivo de hoje é listar 10 personalidades que tentaram usar a psicanálise Freudiana para entender o mundo. Logo, estou aglutinando aqui psicanalistas de formação, assim como outros que leram Freud (ou Lacan) e tentaram fazer do mundo um grande divã à ser estudado.




10. Melanie Klein

Melanie Klein publicou o legendário livro “A Psicanálise de Crianças”, e provavelmente ainda é a maior referência quando falamos de psicanálise de pimpolhos, bacuris e crianças ranhentas. As más línguas dizem que seu interesse psicanalítico por crianças nada mais era do que uma tentativa de entender os seus próprios filhos (3 ao todo).

 

9. Willhelm Reich

Uma figura legendária e controversa, Reich publicou o legendário livro “A função social do orgasmo”. Sua teoria foi tão longe nesse ponto que chegou a dizer que uma das principais causas do Nazismo foi a falta de sexo. Reich era uma figura polêmica, principalmente com esse cabelo!!!




8. Anna Freud

Uma das filhas de Freud seguiu seus passos e tornou-se uma psicanalista (não tão famosa quanto o pai, obviamente). Mas só por ser filha de quem ela é, ela merece a oitava posição. Nesse foto podemos ver ela passeando com o papai!

 


7. Herbert Marcuse

O sétimo lugar vai para um dos arautos da Escola de Frankfurt. Marcuse não era um psicanalista de formação. Na verdade ele era mais um daqueles caras que lê Freud e pensa que entende do assunto! Porém ele publicou um dos livros mais bem quistos do século XX: “Eros e Civilização”! Por essa razão ele está aqui!

 


6. Jacques Lacan

Muitos vão dizer que Lacan merecia estar em primeiro nessa lista! Mas já pagaram tanto pau pra ele que eu estou fazendo muito só de colocar ele na lista! Na verdade eu sou meio obrigado a colocar ele na lista pra vocês entenderem da onde saíram as próximas figuras da lista! Jacques Lacan foi o líder da ECOLE FREUDIANNE de PARIS nos anos sessenta. Sua mistura de Freud com Heidegger e surrealismo fez sucesso entre um bando de universitários que curtiam o Estruturalismo e os alucinógenos!




5. Louis Althusser

Vários pensadores famosos tentaram casar marxismo com psicanálise no século XX. Mas provavelmente nenhum deles foi tão polêmico quanto Louis Althusser. Esse filósofo emprestou as idéias de Lacan que eram moda nos anos sessenta para dizer que a “Ideologia” do velho Marx era muito parecida com o “Inconsciente” do velho Freud. Não obstante, o grande mérito de Althusser foi fazer com que uma geração de comunistas desiludidos largasse Marx para estudar Lacan. E é claro, não podemos esquecer que apesar da sua paixão pela psicanálise, Althusser estrangulou a própria mulher e acabou em um hospício!





 
4. Félix Guattari

Para quem não sabe, antes de iniciar a sua parceria “Batman e Robin” com Gilles Deleuze, Félix Guattari foi aluno de Jacques Lacan! Porém, ele não se satisfez com a PSICANÁLISE e juntou-se com Deleuze para inventar o termo ESQUIZO-ANÁLISE, além da teoria do ANTI-ÉDIPO! Por causa da sua tentativa de dizer que o capitalismo era uma coisa extremamente esquizofrênica, ele está no nosso quarto lugar!

 


3. Michel de Certeau

Michel de Certeau foi um cara que escreveu tanta coisa e circulou por tantas áreas que ninguém deve imaginar que ele adorava psicanálise! Ma sim leitores! Ele comandou a ECOLE FREUDIANNE DE PARIS, junto com Lacan! Bem, o que dizer de um psicanalista monge jesuíta???? Por isso ele está no terceiro lugar!





2. Elizabeth Roudinesco

Beth Roudinesco foi mais uma das alunas de Lacan, só que ela é uma mistura de historiadora com psicanalista! Provavelmente seu maior mérito foi ter escrito a biografia de Jacques Lacan, um livro cheio de fofocas que eu ainda terei em minhas mãos! Mas enfim, outro motivo para ela estar aqui, é que eu queria postar essa foto marota dela com o Jacques Derrida!

 

1.Cornellius Castoriadis (não é o Foucault!)

Não leitores, esse careca não é Michel Foucault! Cornellius Castoriadis foi mais um dos famosinhos da ECOLE FREUDIANNE DE PARIS. Mas tipo assim, ele era grosso de mais para ser psicanalista! Castoriadis lutava em todos os flancos! O cara brigou com o Marxismo, brigou com Levi-Strauss e o estruturalismo, brigou com a pósmodernidade, e brigou com o existencialismo. Vale lembrar que o cara disse em meio a uma conferência internacional que a Simone de Beauvoir não passava de uma imbecil. Sem falar que o cara fazia uma mistura de psicanálise com economia e filosofia grega, que só sendo meio louco para entender!



Para encerrar, prometo que ainda essa semana haverá um especial com fotos envolvendo gente bonita e inteligente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário