sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TOP 5: Presentes para o NATAL!!



Para variar, faz algum tempo que não posto aqui no blog! Peço desculpas aos leitores, mas parafraseando um professor meu “essa vida de cobaia da CAPES” não é fácil!!!

Mas enfim, os últimos meses andam tão puxados que eu já estou pensando no Natal! Sim, o nascimento de Jesus aqui não tem a mínima importância, muito menos o fato de ser um feriado quase mundial! Estou pensando no Natal, pois como todo rato de livraria, já estou de olho nas obras primas que eu pretendo ler nesse verão!!! E o Natal é uma ótima desculpa para extorquir as pessoas próximas a me darem presentes (quem nunca fez isso atire a primeira pedra, ok?)

Como eu freqüento livrarias com freqüência estou relativamente atualizado nas novidades do mercado editorial. Por justa causa estou colocando hoje, aqui, uma pequena lista com novidades intelectuais que chegaram as livrarias brasileiras nesse ano de 2011. Algumas dessas obras já estão no mercado internacional faz uns 5 ou 6 anos, mas só foram traduzidas para o português agora. Logo, são uma ótima pedida para os leitores que querem se manter atualizados nos grandes debates do mundo intelectual internacional.

Sendo bem franco, eu não sei se essas minha recomendações vão surtir efeito. Já que o Natal, aqui no Brasil, caí bem no verão. Isso significa que uma boa parcela dos jovens intelectuais universitários vai estar ocupado na praia, usando drogas ou fornicando, e provavelmente o único livro que vai pegar em mãos vai ser um do Harry Potter (atire a primeira pedra quem acha que eu estou errado, ok?)

Enfim, aqui vai a lista, e sério, quem puder compre o primeiro lugar, é muito bom!






5. A estranha derrota

Esse livro foi feito com base em manuscritos perdidos/encontrados do falecido historiador Marc Bloch. São textos que ele escreveu enquanto assistia ao vivo os nazistas dominarem Paris. Em resumo, o cara tenta explicar (dar uma desculpa) porque a França se rendeu aos nazistas na Segunda Guerra. Vale lembrar que já fazem 60 anos que os franceses estão tentando explicar isso, pra tentar se livrar da fama de “povo que se ajoelhou pros alemães”.




4.O Reino e a Glória

Depois de falar que os campos de concentração estão em todos os lugares desde que a modernidade começou, e que eu e você moramos em um campo de concentração, Giorgio Agamben vai até a Idade Média para explicar porque somos vidrados em relacionar PODER com GLÓRIA, e como isso ta relacionado ao cristianismo. Na minha humilde opinião acho que alguém tem que usar esse livro para explicar o populismo na América Latina, ta aí uma ótima tese de doutorado (alguém aí aproveita a deixa).

 


3. Primeiro como tragédia, depois como farsa

A frase é de Marx, mas Slavoj Zizek se apropria dela para explicar a crise financeira de 2008. Zizek começa falando que já tava na cara que essa crise já ia acontecer desde o ano 2000. E como ele adora psicanálise ele vai falando que a crise não surpreendeu as pessoas, mas as pessoas se deixaram surpreender e.... enfim ele faz uma grande divagação misturando psicanálise, economia e Marx.

 


2. Notas sobre o Anarquismo

Noam Chomsky é provavelmente o anarquista mais pop do mundo intelectual contemporâneo. Esse livro é uma junção de textos, entrevistas, palestras, e várias coisas que o cara falou sobre Anarquismo. É interessante que no livro ele explica muito bem que ele nunca se denominou como anarquista, e sim como socialista libertário (os anarcos têm tanta simpatia por ele que pensam que ele é anarcosindicalista)



1. O livro negro da Psicanálise

A editora francesa Catheryne Meyer juntou um bando de filósofos, psiquiatras, neurologistas e até historiadores para travar uma guerra contra a psicanálise, que está publicada nos textos desse livro! Lançado em 2005 na França, não preciso dizer que a polêmica que ele fez não foi pouca! Em resumo o livro diz o seguinte: Freud era mentiroso, Lacan era charlatão e a psicanálise é filosofia trajada de medicina. O livro começa com uma estatística bem interessante: os dois países do mundo onde a Psicanálise reina absoluta são a Argentina e a França (curiosamente, dois dos povos mais egocêntricos do planeta!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário