sábado, 10 de dezembro de 2011

TOP 10 - DINOSSAUROS




Eu poderia começar o post de hoje pedindo desculpas pela ausência de posts nas últimas duas semanas, e dizer que a culpa foi do final do semestre que me deixou muito atribulado. Porém, como é final de semestre, eu estou cansado e irritado com tudo. Logo, não pedirei desculpas por porra nenhuma. Se você não gosta desse blog (nem da dislexia do autor) vá ler algo mais inteligente em algum blog da Capricho.

O motivo desse post é simples. Esses dias me peguei pensando que, apesar do número de doutores com 30 anos (de qualidade questionável) estar aumentando no submundo universitário, ainda existe um charme na figura do intelectual maduro. Aquele que além dos artigos publicados e livros renomados, carrega consigo uma espécie de bagagem de vida. Sem esquecer daquela aura de vovozinho sábio que encanta todos os jovens universitários.

As dez celebridades listadas logo abaixo fazem parte desse leque de intelectuais que tem muito mais a ensinar além daquilo que escreve nos seus relatórios de pesquisa! Alias, acho que todos eles se graduaram em uma época onde as políticas para a pesquisa acadêmica ainda não eram tão facistas quanto são hoje. De maneira que puderam viver suas vidas ao mesmo tempo em que escreviam artigos e livros. Vale lembrar que alguns desses aí ainda nasceram a tempo de lutar na Segunda Guerra Mundial! Ou seja, estavam mais preocupados em “kill the nazis” do que em “makind the lattes”!

Sem mais delongas, apesar dos comentários sarcásticos que farei logo abaixo, acredito que todos esses sábios merecem respeito (com exceção do Harold Bloom, óbvio, esse já podia ter morrido mesmo). Como é feio falar a idade do sujeito, colocarei a data de nascimento do respectivo intelectual ao lado do seu nome, pare se ter uma idéia da antiguidade de cada um deles.

E antes que alguém venha me perguntar merda, SIM TODOS ELES AINDA ESTÃO VIVOS PORRA!




10. Umberto Eco, 1932


Critico das artes e da literatura, o italiano Umberto Eco adora viver perigosamente. Primeiro, porque ele é da máfia: as roupas e a nacionalidade evidenciam isso!! Segundo, ele sobrevive com uma dieta de massas tipicamente italiana (ele é bem mais obeso do que aparenta nessa foto).





9.Harold Bloom, 1930

Harold Bloom é um cara que pensa que mora nas 13 colônias! Para esse professor de literatura da Universidade de Yale (uma das mais conservadoras dos EUA) apenas a moderna literatura inglesa PRESTA! Sem falar nas suas polêmicas posições anti-marxistas, e no seu desdém pelo feminismo! Não é coincidência que sua maior obra chama-se “O Cânone Ocidental”!







8.Agnes Heller, 1929


A filósofa Agnes Heller foi a discípula mais famosa do Marxista húngaro Gyorgy Lukács (que não tem nada a ver com o porco yankee que dirigiu Cagada nas Estrelas). Vale lembrar que essa simpática vovozinha começou na faculdade de química. Até que em 1947 entrou para o partido comunista da Hungria, e trocou a química pela filosofia.






7.Jurgen Habermas, 1929

O que falar desse filósofo? O cara foi aluno de Teodoro Adorno e Max Horkeimer enquanto eles ainda estavam vivos, sendo considerado o último arauto da Escola de Frankfurt (ta sério, esse cabelo dele é muito maldito).







6.Noam Chomsky, 1928

Chomsky é provavelmente o mais multifuncional dos intelectuais aqui listados! Além ser o lingüista mais pop do planeta e ainda se arriscar em algumas áreas da psicologia, o cara ainda tem tempo para ser um arauto do anarsindicalismo e escrever livros contando as atrocidades que o Tio Sam cometeu na América Central e no Vietnã. Ele é foda!







5. Zygmunt Bauman, 1925

O bom moço critico da modernidade Zygmunt Bauman! Dizem que ele está escrevendo um novo livro chamado “terceira idade líquida”!







4. Jacques Le Goff ,1924

Alguns dizem que esse medievalista francês é tão velho que lutou ao lado do Rei Arthur na sua busca pelo Graal! Não sei se essa polêmica é verdadeira, mas é veredicamente comprovado que Le Goff fez parte do Partido Comunista Francês nos primeiros anos da guerra-fria (ele não parece um vilão do filme do Austin Powers nessa foto?).







3. Peter Gay, 1923

Historiador e psicanalista, Peter Gay nasceu na Alemanha e fugiu dela para não ir parar nos campos de concentração. Como historiador preocupou-se em usar a psicanálise para explicar os traumas da burguesia inglesa no reinado da Rainha Vitória!







2. Edgar Morin, 1921

Edgar Morin é considerado um dos sociólogos mais respeitados da França. O que não é difícil, visto que 1/5 dos sociólogos franceses vivos deve ter tido aula com ele. Vale lembrar aqui que Edgar Morin fez parte da resistência francesa que combateu os nazistas na Segunda Guerra Mundial (aquela mesma que perdeu e deixou os nazistas dominarem a França).






1. Eric Hobsbawn, 1917

Judeu nascido em Alexandria, Hobsbawn fez doutorado em História na Inglaterra, onde pesquisou os escritores marxistas da sociedade Fabiana do início do século XX (tipo, ele entrevistou algum deles até). Vale lembrar que durante a Segunda Guerra, Hobsbawn fez parte da Royal Army Corps. Em uma breve coletânea de textos do final da década de noventa, “Sobre História”, Hobsbawn comenta o quanto seus alunos universitários ficavam de boca aberta quando ele lembrava, em aula, do dia em que Hitler chegou ao poder.


Para encerrar, não gostaria de ser pessimista, mas se uma dessas celebridades deixar o planeta amanhã, eu não ficarei impressionado. Quanto ao resto, a não ser que a vagabundagem se aposse de mim, postarei com mais frequência nas próximas semanas!



Um comentário:

  1. O Blog está cada vez melhor.Me divirto demais lendo ele.Além de muita informação teu texto é limpo e gostoso de ler.Sem contar que a gente se depara com feras da História,Filosofia e Literatura que só nos leva a ler mais e mais.

    ResponderExcluir