quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Presentes para o natal parte 2



Alguns meses atrás, já fiz uma lista de livros para o natal! Porém, a proximidade deste feriado que santifica o consumismo como ritual suí-generis da nossa época pós-moderna exige uma orientação intelectual para os leitores ávidos pelo saber (leitores ávidos por saber = exagero desnecessário). Logo, resolvi contemplar aqui algumas obras que chegaram ao mercado brasileiro nesse 2011 que se encerra, e que não foram contempladas na listagem anteriror. Se o leitor não for tão vagal quanto eu suponho que é, ele vai dar uma olhada na lista anterior http://teoriadafofoca.blogspot.com/2011/09/top-5-presentes-para-o-natal.html !

O interessante da listagem abaixo é que ela contempla, não apenas os lançamentos de 2011, mas também obras antigas. As quais, devido a uma multiplicidade de fatores complexos dos quais eu não faço a mínima idéia, só chegaram aqui no Brasil nesse ano de 2011!

 Antes de dar início a lista, devo fazer aqui uma ressalva! Todos sabem que nesse blog tento dar ênfase em obras e autores internacionais justamente para evitar os processos em território nacional por difamação ou coisas do gênero. Contudo, nesse post de final de ano, me senti obrigado a mencionar, uma obra estupenda, made in Brasil, cuja erudição transborda pelos dedos dos leitores que dedilham ela! Os leitores que tiverem paciência a contemplarão no primeiro lugar!

Sem mais delongas, vamos a lista:

 








5. Outono no quintos dos infernos!

Esse livro de 650 páginas foi escrito pelo historiador holandês Johan Huizinga na primeira metade do século XX (Será que a maconha já era legalizada na Holanda nessa época???). O fato de esse livro gigante ser traduzido e lançado no Brasil pela editora Cosac e Naify algumas décadas depois é uma prova legítima de duas coisas: 1 Tem gente interessada em estudar coisas que não contribuem em nada para resolver as mazelas sociais contemporâneas; 2 Tem grandes editoras tipo a Cosac e Naify dispostas a publicar e vender livros caros para essas pessoas!!









4. A biografia do careca!

Biografias são sempre legais para se ler nas férias, ainda mais essa que é muito louca, diga-se de passagem! Nela podemos ver que Foucault, além de usar ácido e freqüentar as saunas homoafetivas de São Francisco, gostava de passear em alta velocidade com seu Porsche pelas ruas de Paris durante a madrugada. Nada contra Foucault ou os homossexuais, mas tais fatos de sua vida me levam a pensar que ele era a típica bixa ryca!









3. Manual de tortura de mulheres!

Esse livro é uma coletânea de textos escritos, em sua maioria, por antropólog@s e jornalist@s. Em resumo são textos que dissertam como as mulheres só se fodem na América Central, na África e no Orienta Médio! Eu li apenas um capitulo e acreditem, seria comigo se não fosse trágico! Em várias regiões do México se uma mulher entre 14 e 30 anos sumir, a polícia não se da ao trabalho de investigar, pois imagina (apenas imagina) que ela era peguete de algum traficante e foi morar com ele ou coisa do tipo! Pelo mesmo motivo a polícia mexicana não se da ao trabalho de investigar, caso o corpo da mulher apareça em algum canto algumas semanas depois.








2. O velho Marx sempre retorna!

Como Marx não era muito chegado no capitalismo, eu honestamente não sei se ele gostaria que editoras esquerdistas tipo a Boitempo continuassem publicando seus escritos para com isso descolar alguns trocados! Mas esse livro tem uma história engraçada! Basicamente, Grundrisse são os rascunhos de “O Capital”! Eles só foram publicados na Europa na metade do século XX, porque o PC da Rússia escondeu os manuscritos por muito tempo (tenho quase certeza que foi o Stalin que escondeu, mas a história é tão cheia de intrigas que eu não lembro agora). Agora, depois de serem publicados em várias partes do mundo, finalmente eles foram traduzidos para o português, do Brasil!










1.Sem mais palavras, o título diz tudo!

O melhor lançamento nacional do ano, sem dúvidas!




Para encerrar, desejo aos leitores um feliz natal, junto com esse link de conteúdo intelectual altamente subversivo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário