sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

2012 O ANO DO DRAGÃO



2012 para quem não sabe é o ano do dragão no horóscopo chinês! Como dragão é meu signo no “chinês”, e meu ano promete ser o bicho, eu dúvido que o mundo vai acabar (ou talvez ele acabe e eu esteja entre os poucos escolhidos para repovoar a Terra, quem sabe?)

Enfim, 2011 foi um ano bem cansativo para o autor desse blog! Por isso, apesar de estar devendo alguns trabalhos por aí, fui obrigado a tirar alguns dias para meditar e refazer minha alma! Isso incluí escutar todos os álbuns de DeathCore lançados em 2011, além de algumas leituras descompromissadas.

Nesse quesito, devo mencionar que finalmente tive tempo para ler “Jamais fomos modernos” de Bruno Latour. Pra quem não sabe, atualmente, no cenário internacional, Latour ocupou o lugar de DEUS-VIVO das ciências sociais e da filosofia, tendo em vista que Michel Foucault e Pierre Bourdieu (seus antecessores) não caminham mais por esta Terra!

Tenho que admitir, o cara é bom! Em miseras duzentas páginas ele mata e enterra várias figuras como Habermas, Foucault, Derrida, Bourdieu e Umberto Eco. Sem falar que ainda consegue fazer uma apologia da democracia!







2011 – breve retrospectiva

Honestamente, não to com muito saco pra fazer uma retrospectiva. Se você quer ver algo sobre as mortes de Amy “casadevinhos” ou do Osama Bin Laden, devia ter assistido alguma daquelas retrospectivas medíocres em algum canal da TV aberta! Contudo tem algumas coisas no ramo na fofoca intelectual que sou obrigado a mencionar aqui!

Primeiro, no que tange o Brasil, algumas celebridades internacionais passaram pelo país nesse ano que passou! Honestamente, eu não sei de todas, visto que eu não sou onisciente (ainda!). Porém, até onde eu confirmei, passaram pelo país esse ano Beatriz Sarlo, Istvan Mezsaros, Pierre Levy, François Dosse, e Slavoj Zizek! Vale lembrar que esse último esteve presente na USP poucos meses antes da revolta contra a PM no campus começar! Será que teve o dedo dele no levante? Quem sabe?

Realmente 2011 foi um ano agitado em termos políticos. Wall Street foi abalada, ditadores caíram no Oriente Médio e as touradas foram abolidas na Espanha! Muitos intelectuais de esquerda da velha guarda vibraram muito com essa agitação toda! Para quem quiser, indico aqui alguns comentários do veterano comuna Eric Hobsbawn : http://www.cartapotiguar.com.br/?p=16732 

Vale lembrar também que 2011 foi o primeiro ano do Blog, e que provavelmente com o presente post ele irá completar as 5000 vizualizações! Não sei se isso é muito, mas como adoro números redondos, fico feliz com o resultado!

Segundo as estatísticas, além do Brasil, o blog já foi visualizado na Rússia, na Ucrânia e na Noruega! Apesar de ser clichê, sou muito grato aos leitores, e espero honestamente que vocês estejam aprendendo algo com isso aqui (mesmo que seja aprender a não confiar nos blogs da internet).

Sem mais delongas, vale dar uma de “Mãe Dina” e jogar os búzios agora!


O que esperar de 2012??????

Como eu já disse, 2012 é o ano do dragão! O que, por si só, já faz dele um ótimo ano! Se você considerar os 12 animais do horóscopo chinês, vai concordar comigo que “ano do dragão” soa muito melhor do que “ano do coelho” ou ainda “ano do javali”, que soa pior ainda!

Em  2012, aposto que uma das 10 celebridades listadas no top 10 dinossauros vai morrer (http://teoriadafofoca.blogspot.com/2011/12/top-10-dinossauros.html )! Jogo isso no ar porque como essas 10 figuras já estão com uma certa idade, nada mais natural que um deles vá para baixo da terra (vamos torcer para que seja o Harold Bloom)

Quem quiser começar o ano se divertindo um pouco, pode pegar e ler a revista Veja que saiu na primeira semana de Janeiro! Nas páginas amarelas encontra-se uma entrevista com o psicólogo (e filósofo conservador) Steven Pinker! Vale a pena dar uma olhada nessa figura! Esse professor de psicologia tem causado bastante polêmica recentemente argumentando que a humanidade vive a época mais pacifica de toda sua história! Sem falar que ele faz uma critica severa da critica aos dados estatísticos protagonizada pelo pós-modernismo! Vale lembrar que ele é professor na Universidade de Harvard (outro centro do pensamento conservador no coração do Império). Segue abaixo uma foto da figura!





Quanto ao blog, estou planejando uma fofoca das boas, explicando como Lacan, Althusser, Bourdieu e Foucault pegaram conceitos emprestados uns dos outros e só trocaram de nome (plágio?). Acho que até fevereiro eu divulgo isso aqui!

Para encerrar os presságios em clima de 2012, cabe mencionar que esse ano chega ao mercado brasileiro o livro “Vivendo no fim dos tempos” de Slavoj Zizek, traduzido pela editora comunistinha Boitempo! O livro é um aviso do que está por vir? Se você acredita que o fim do mundo é, antes de tudo, o fortalecimento dos governos de direita, talvez!






Um feliz 2012 para todos! E que esse ano tenha mais revoltas e “primaveras” do que 2011!  Lembrando sempre a função da fofoca enquanto práxis revolucionária (?)

Um comentário:

  1. Dizem que quem nasce no ano do Dragão é a sua última encarnação =] luuuzz

    ResponderExcluir